A partir da abordagem até o pós vendas, o atendimento deve ser de alta qualidade. Quando este roteiro apresenta falhas há perdas de clientes e de vendas, além de não haver a fidelização.
Atualmente, a qualidade no atendimento é uma estratégia de sobrevivência. Mais que uma diferenciação, tornou-se item obrigatório para quem quer se manter no mercado.
Reclamações, aborrecimentos diversos, e até trocas podem ser evitadas na medida em que melhora a qualidade do atendimento.
Ainda é possível fidelizar clientes pelo bom atendimento. Mas, para isso é preciso criar uma cultura na empresa. É possível chegar ao ponto em que todos os colaboradores vejam o processo do atendimento como uma das tarefas mais importantes da empresa.
Treinar e reciclar o atendimento é rápido e pode trazer mais resultados.
Pergunte-se:
Qual é o volume de perda de vendas a partir do meu atendimento?
Qual é o percentual de clientes que tenho cadastro?
Meu atendimento é feito com método?
Qual é o percentual de fidelização da minha clientela?
Essas e outras perguntas podem ajudar a levantar os dados que vão determinar a necessidade de melhor preparar sua equipe de linha de frente.
Lembrando que, sem dados não há o que gerenciar. E uma empresa sem gestão não consegue ter muita sobrevida.
Boa parte dos lojistas e empresários ainda não sabem quanto tem de lucro em sua operação, bem como, de onde vem este lucro, quais produtos vendem mais e quais não saem do estoque. Muitos também não possuem qualquer controle do quadro de atendentes e vendedores em suas lojas. Por fim, muitos ainda não implantaram uma política interna para lidar com reclamações ou outras questões junto a seus clientes.
Conheça os treinamentos que eu ofereço para o desenvolvimento desses fatores a fim de melhorar o quadro geral de seus resultados pelo ótimo atendimento. Esta é a minha especialidade.