O que falar sobre etiqueta profissional nos dias de hoje?
O mundo corporativo exige cada vez mais dos seus colaboradores, principalmente em suas atitudes. Geralmente contratam pela experiência e habilidade e demitem por comportamento. É aí que entra a etiqueta profissional.
A permanência dos colaboradores na empresa depende da habilidade profissional e até podem ter uma promoção se esta for muito positiva. Por isso indico 7 dicas de etiqueta profissional, para ajudar no convívio com colegas, superiores e clientes:
- Voz e tom – Fale com um volume adequado, para não interferir no trabalho dos colegas.
- Pontualidade – Se você se atrasa, poderá atrasar seu colega e a empresa automaticamente.
- Educação – Cumprimente a todos que passarem por você, independente da recíproca.
- Evitar certas brincadeiras – Use o bom senso e nunca fale sobre: política, religião, futebol, entre outros assuntos, pois poderá ofender seu colega de equipe.
- Apresentação pessoal:
- uniforme bem passado, em ordem e limpo
- nunca passar o fio dental no ambiente de trabalho
- nunca pintar unhas ou tirar sobrancelhas
- use perfumes suaves
- se tiver que usar o celular no ambiente de trabalho, deixe com um toque discreto. Quando tiver que conversar ao celular, fale baixo, respeite seus colegas.
6. Jornal fofoca – cuidado com comentários sobre os colegas nos corredores da empresa.
7. Respeite sempre a hierarquia – em toda empresa existe um superior, então respeite-o(a). Essa pessoa está nessa posição por merecimento e competência.
Em meus cursos você encontra opções para o desenvolvimento da etiqueta profissional dos seus colaboradores.
Para finalizar, compartilho um vídeo muito interessante de etiqueta profissional corporativa do programa Conta Corrente – Globo News