Como tratar reclamações de clientes

1. Agradeça seu cliente por dar o feedback:

Para reduzir as reclamações de clientes, por incrível que pareça, o melhor que pode dizer a ele é:

“obrigado por sua reclamação”. O agradecimento pode desarmar a raiva do cliente.

O mais importante de tudo isso é que esse cliente se dispôs a dizer o que a maioria das pessoas não irá dizer a sua empresa.

Para reduzir as reclamações de clientes, seja grato pela oportunidade de consertar as coisas com seus clientes, evitar uma crise empresarial e garantir uma melhor experiência no momento de fazer negócios com você.

2. Peça desculpas pelo o ocorrido:

Não subestime a importância de um pedido de desculpas. Muitos clientes estão simplesmente à procura de um pedido de desculpas e do reconhecimento de sua queixa, mas muitas empresas hesitam em admitir quando um erro foi cometido.

Pesquisadores concluíram que quando um cliente ouve as palavras “sinto muito”, isso desencadeia um instinto imediato de perdoar. Mas não pare no pedido de desculpas; cumpra com a promessa de resolver a queixa.

3. Seja ágil na resolução do problema e reduza as reclamações de clientes:

Essa é a hora de brilhar. Olhe para as reclamações dos clientes como um presente. A fidelização dos clientes pode acontecer nessa hora, vamos lá, aproveite. 

4. Faça um acordo (solução) com ele:

Ofereça uma solução:  como trocar o produto, refazer o serviço ou oferecer descontos para futuras negociações

reclamacao-cliente

5. Acompanhe o cliente até o final do processo:

Acompanhe seus clientes para garantir que eles estejam satisfeitos com a solução.

Quase 70% dos clientes saem de uma empresa porque acreditam que a empresa não se importa com eles.

O acompanhamento mostra que você se importa. E isso reduz as reclamações de clientes e faz com que ele se sinta importante, favorecendo a fidelização.

6. Garanta que esses tipos de reclamações de clientes não irão mais acontecer:

Por mais que os erros e falhas sejam corrigidas e reparadas, sempre fica um clima de desconfiança e insegurança por parte do cliente. Afinal ele fica com medo que aconteça novamente.

Por isso garanta ao cliente que não acontecerá novamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *