Atendimento a clientes no pós pandemia, como será?

Certamente, o mundo não será mais o mesmo depois desse tempo. Diante disso, a pergunta é: sua empresa está preparada para o atendimento a clientes no pós pandemia?

O isolamento social implicou na mudança do comportamento das pessoas em diferentes contextos. Ele tem interferido na maneira como as famílias se relacionam, as formas de trabalho, na prática de atividades físicas e até nas formas de socialização.

Hoje os  consumidores esperam por serviços e atendimento online, mas muitos precisam de segurança antes de fechar qualquer tipo de negócio.

Que estratégia pode proporcionar um atendimento mais adequado

Com certeza entra no mercado com maior força o “omnichannel”, segundo o Sebrae (Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline. O omnichannel integra lojas físicas, virtuais e compradores).

Essas novas tendências no atendimento ao cliente sempre surgem para corresponder a mudanças no comportamento de consumo.

Para que você tenha uma ideia, segundo a pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 52% dos brasileiros passaram a realizar mais compras online durante a pandemia.

Além disso, 70% das pessoas afirmam que manterão esse hábito pós-pandemia. Esse movimento é responsável pelo surgimento de necessidades e expectativas diferentes em relação ao atendimento ao cliente. 

Os colaboradores que trabalham diretamente com atendimento ao cliente merecem uma atenção especial. É importante que você ofereça treinamentos para que eles se adequem aos novos processos.

Dessa forma, todos estarão alinhados e desempenharão boa performance ao lidar com o público. Isso evita desencontro de informações, sobrecarga e estresse. O resultado é trabalho de qualidade e satisfação do cliente

Quando se fala em relacionamento entre empresas e clientes, as pessoas são chave do sucesso ou do fracasso de qualquer negócio. Em minha experiência, o bom atendimento está diretamente relacionado com a forma como a empresa trata os seus funcionários internamente.

Segue 3 maneiras que poderão ajudar a sua empresa:

1- Atendimento humanizado

Mesmo com o atendimento automatizado em alta, a humanização no contato com o cliente será indispensável. Ninguém quer ser atendido de forma mecanizada, como se estivessem basicamente seguindo um script pronto.

E mesmo com os recursos da tecnologia, como a inteligência artificial, será preciso, mais do que nunca, conhecer o seu público/cliente e focar na experiência oferecida.

Para isso, será preciso ter o preparo da sua equipe para que os atendentes demonstrem empatia, respostas mais assertivas e consigam, de fato, resolver o problema do cliente.

Para desenvolver estas habilidades, uma boa ideia é realizar treinamentos de equipe. Então, seus profissionais poderão oferecer o melhor suporte ao seu público no atendimento a clientes pós pandemia.

2- Trabalho em Home Office. O que isso melhor no atendimento a clientes pós pandemia

Muitas empresas precisaram mudar sua forma de trabalho para o home office

Dados os fatos, para a maior parte dos trabalhadores modernos, a tecnologia vem sendo um grande suporte para os seus afazeres. Sejam eles cotidianos, como o simples ato de pagar uma conta por meio de aplicativo, ou para participar de uma reunião com seus supervisores, utilizando o recurso de vídeo chamadas.

Para os colaboradores, essa mudança de tarefas para um meio mais remoto acaba por representar uma grande vantagem no cotidiano. Principalmente pelo fato de, todos os dias, ter que utilizar o transporte público para se locomover e, por muitas vezes, acabar correndo o risco de chegar atrasado.

Com o home office, é viável trabalhar em qualquer lugar e no conforto de casa. E o atendimento pós pandemia será melhor se considerarmos que o funcionário vai estar mais descansado e seguro.

Ou seja, trabalhar em casa continuará sendo uma tendência.  Portanto, para garantir a segurança com os dados dos seus clientes, é necessário fornecer soluções que impeçam vazamento de informações, por exemplo.

3- Abordagem Omnichannel.

São muitos os meios pelos quais o seu cliente chegará até a sua marca. E com certeza, depois de tantas mudanças nesses últimos tempos, palavras como conectividade e digitalização estarão cada vez mais presentes no cotidiano de todos.

E neste cenário, é imprescindível que a sua comunicação no atendimento pós pandemia também seja sempre a mais satisfatória e próxima do cliente possível.

Assim, quem lida com atendimento percebe que a atenção do público, agora, está voltada não só para a compra em si, mas, também, para a experiência que ele tem quando entra em contato por meio de seus canais.

O bom resultado no atendimento ao cliente no pós pandemia vai determinar quem vai permanecer no mercado.

_____

__________________________________________________________

Invista em treinamento para sua equipe – Whatsapp 11 94027 7221

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.